Exclusivo Os "segredos" de três artistas portugueses, por Jorge Silva Melo

Jorge Silva Melo utilizou a via documental para nos conduzir na descoberta do trabalho e das formas de criatividade de três artistas: Fernando Lemos, Sofia Areal e José de Guimarães. É também tempo de redescobrir os clássicos franceses em DVD.

Ao descobrirmos uma trilogia de filmes de Jorge Silva Melo sobre outros tantos artistas portugueses (editados em DVD, com chancela da Midas Filmes), é talvez inevitável pensar na sua singularidade no interior do mercado audiovisual. De facto, estes retratos de Fernando Lemos, Sofia Areal e José de Guimarães são objetos deliciosamente "fora de moda", celebrando a possibilidade de as imagens e os sons nos ajudarem a conhecer a dimensão específica da criatividade desses artistas, muito para além da brevidade compulsiva de muitos registos televisivos.

Com alguma ironia, deparamos aqui com uma aproximação a um conceito primitivo de programação televisiva, correspondente à classificação genérica de "artes e letras", expressão que, em tempos, serviu de título a um programa da RTP. Aliás, esta trilogia de documentários foi produzida pelos Artistas Unidos, precisamente com o apoio da RTP. Mais do que isso, no canto superior direito das suas capas, os DVD exibem um curioso rótulo: "Arte & Artistas".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG