Exclusivo Aconteceu em 1880 -  Crowdfunding para a Covilhã

O DN organizava-se para ajudar os operários da Covilhã, "sem trabalho devido a uma grande crise". Numa subscrição, o jornal levantou mais de 10 mil réis

"Uma crise de trabalho oprime neste momento a laboriosa cidade da Covilhã, aquela grande fábrica de tecidos de lã, em cujo fabrico se empregam mais de 15 mil dos seus habitantes. (...) Não conhecemos as causas económicas da crise que tem paralisado a ação dos principais estabelecimentos fabris dessa população, mas sabemos pelas comunidades (...) que a miséria bate à porta dos operários fabricantes que com o seu trabalho têm honrado o país em todos os congressos internacionais de trabalho e que desde largos anos vestem a maior parte do povo."

Assim apresentava o Diário de Notícias o problema vivido a Norte, descrevendo a precária situação desses portugueses no longínquo ano de 1880. Mas o mais incrível está por descobrir. Umas colunas adiante, revela-se a solidariedade dos compatriotas de Lisboa, que aderiram a uma singular iniciativa do Diário de Notícias.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG