Aconteceu em 1950 - Aconteceu em julho de 1950. Guerra da Coreia

O Diário de Notícias relatava os primeiros confrontos entre americanos e norte-coreanos.

A 4 de julho de 1950, o Diário de Notícias destacava a entrada de tropas norte-coreanas na Coreia do Sul e a pronta reação dos EUA em apoio a Seul.

"O Q.G. americano anunciou hoje que três colunas norte-coreanas que atravessaram o rio Han estão a ameaçar o flanco oriental de Suwan, cidade murada a 40 quilómetros ao sul de Seul [...]. Forças terrestres americanas, incluindo artilharia antitanques, avançaram para a frente por estrada e via férrea, para constituir uma linha de defesa ao sul de Suwan", lia-se na primeira página do DN.

General "Mac Arthur pede fuzileiros navais [estacionados nos EUA] para apoio das suas forças", era outra das chamadas de capa relacionadas com a guerra da Coreia.

Outro título da primeira pagina, "Paralelo 38", explicava que o ataque norte-coreano "veio fornecer aos Estados Unidos e ao mundo a primeira prova do funcionamento e eficácia da segurança coletiva".

E "a rapidez da decisão do presidente Truman, intervindo com o enorme peso da força material e moral da América a favor da Coreia do Sul agredida, foi de molde a aumentar a confiança depositada na resistência ocidental", acrescentava o artigo.

A Guerra da Coreia foi travada, entre 25 de junho de 1950 a 27 de julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e aliados, que incluíam os EUA e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética (URSS).

Após os confrontos, manteve-se a divisão da península da Coreia em dois países.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG