Exclusivo "Da máscara com bico da peste negra ao teste ao covid-19, tudo tem lugar no Museu da Farmácia"

Entrevista a João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia e diretor do Museu da Farmácia.

O Museu da Farmácia, sempre atento à história da medicina e da saúde em Portugal, já está a incorporar material relativo a esta pandemia?
Claro. O museu tem como objetivo ilustrar a história através de peças únicas dos fenómenos da saúde. A questão não é apenas pensarmos na medicina, mas a globalidade da saúde e aí, sobretudo com atenção ao caso português, encontrando peças que possam registar museologicamente como é que está a ser possível combater esta pandemia.

Pode dar exemplos?
Até vou começar pelo lado jornalístico. As pessoas esquecem-se muitas vezes do papel que os jornalistas têm nesta divulgação e a forma como estão expostos à doença. O caso da Rosário Salgueiro, da RTP, e da reportagem numa farmácia francesa onde um farmacêutico português fazia gel desinfetante, importantíssimo para a contenção da doença, ou a máscara solidária da vizinha do Bento Rodrigues, da SIC, que foi referenciada pela presidente da Comissão Europeia como exemplo a seguir. Ainda um fato completo de proteção vindo do Camião Esperança da TVI/Global Sports e a primeira página do DN a noticiar os primeiros casos de infeção em Portugal. Também importante neste projeto de investigação histórica e museológica foram a integração de peças como os primeiros frascos de amostras com a marca do Hospital de São João e a referência do covid-19 , frascos de gel desinfetante produzido pelo Laboratório Militar (quando estava esgotado), a flow cell da primeira sequenciação do vírus SARS-CoV-2 em Portugal usando tecnologia Nanopore feita pelo Instituto Gulbenkian; as fotos da equipa de farmacêuticos e do equipamento que está a ser feito e utilizado pela Faculdade de Farmácia de Lisboa no rastreio da pandemia; o kit de análise rápida de anticorpos feito pela Fundação Champalimaud, o discurso do primeiro-ministro sobre o estado de emergência.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG