Exclusivo Turismo: Portugal já aparece mais no radar dos chineses
Só 10% dos chineses têm passaporte, mas o número dos que viajam cresce de ano para ano. Portugal é um dos destinos de eleição na Europa e deverá continuar a ser.

Os locais com património histórico estão entre as preferências dos turistas chineses
© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Esteve adormecido durante anos, mas, a pouco e pouco, o gigante chinês está a despertar e a Europa (e Portugal) quer ficar com uma fatia deste mercado de milhões que está a descobrir o mundo. Na entrada da década, Pequim apostou numa transformação económica e, nunca perdendo de vista as exportações, decidiu apostar também no consumo interno. À medida que as famílias foram obtendo mais rendimentos, começaram a aceder cada vez mais a bens de luxo e a conhecer o mundo.
A população chinesa ronda os 1,4 mil milhões de pessoas, sendo certo que menos de 10% têm passaporte - cerca de 140 milhões de pessoas. No ano passado, os chineses realizaram 145 milhões de viagens transfronteiriças e no primeiro semestre de 2018 as visitas ao estrangeiro, indicam os dados oficiais, cresceram 15% em relação ao mesmo período de 2017, para 71,31 milhões.