Exclusivo Banksy é o Picasso do século XXI? 

Um documentário sobre o mais popular artista contemporâneo chega agora à Filmin. Banksy Most Wanted é um dos títulos da seleção de filmes europeus disponíveis até ao final do mês na plataforma de streaming.

Foi um momento mítico na Sotheby's de Londres: o bater do martelo acabava de dar por arrematada a venda da famosíssima peça Girl with Balloon, no valor de 1,2 milhões de euros, quando um dispositivo acionado começou a destruir a obra a partir do interior da moldura. O espanto da audiência ficou registado num vídeo posto a circular nas redes sociais, e logo o debate estalou à volta do propósito da ação de Banksy: brincadeira, manobra publicitária ou arte pura e dura? Os especialistas preferem a ideia de "declaração artística".

Essa performance que aconteceu no dia 5 de outubro de 2018, ainda relativamente fresca na memória, é o primeiro caso abordado no documentário Banksy Most Wanted, de Aurélia Rouvier e Seamus Haley (disponível na Filmin). Um ponto de partida para explorar o fenómeno do artista de rua que se tornou o mais conceituado nome da arte contemporânea, cuja identidade permanece em segredo, um pouco à semelhança da "febre" Elena Ferrante na literatura.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG