Troika e parceiros sociais reúnem-se na segunda-feira

Os representantes da troika reúnem-se na próxima segunda-feira, 3 de setembro, às 10.00 horas com os parceiros sociais no Conselho Económico e Social, no âmbito da quinta avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal.

Fonte sindical disse à agência Lusa que os parceiros vão ter oportunidade de dar a sua opinião sobre as medidas em curso, à semelhança do que tem acontecido nas anteriores avaliações.

A Comissão Europeia indicou hoje que a quinta revisão do programa de assistência financeira a Portugal "será centrada nos desenvolvimentos orçamentais em 2012 e na preparação do orçamento de 2013", escusando-se a comentar cenários "especulativos".

Uma delegação da troika inicia na terça-feira a quinta revisão do programa de assistência a Portugal, numa altura em que o Governo admite que, perante a evolução da execução orçamental até julho, não será possível cumprir a meta orçamental para este ano (4,5 por cento do PIB), devido a um desvio nas receitas fiscais.

O processo de revisão é trimestral e está previsto no programa de assistência económica e financeira, através do qual a troika disponibilizou 78 mil milhões de euros para Portugal.

Mais Notícias