Schäuble saúda esforços de Portugal

O ministro da Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, destacou hoje em Berlim os progressos alcançados por Portugal no seu programa de ajustamento e realçou a necessidade de se acelerarem os esforços europeus no combate ao desemprego jovem.

"Tivemos oportunidade de abordar a nossa política comum na Europa e na Zona Euro (...) os progressos que Portugal tem vindo a alcançar no seu programa de ajustamento dispensam que os enumeremos todos ", afirmou Wolfgang Schäuble.

Numa curta declaração aos jornalistas após o encontro bilateral que manteve com o ministro das Finanças português, Vitor Gaspar, o governante alemão afirmou que Portugal "está de facto no bom caminho".

O encontro bilateral entre Schäuble e Gaspar decorreu no Ministério das Finanças alemão e serviu sobretudo para discutir a aplicação do programa de ajustamento português.

O ministro da Finanças alemão salientou, por outro lado, a necessidade de "acelerar os esforços" a nível nacional e europeu no combate aos "altos níveis desemprego", especialmente aquele que afeta os jovens.

Isto porque, frisou, a Europa "não pode deixar uma geração inteira à espera".

"Temos de ser mais bem-sucedidos nesses esforços", vincou Schäuble.

Nesse sentido, o governante alemão defendeu um reforço do investimento, sobretudo ao nível das pequenas e médias empresas, bem como o desenvolvimento de programas de formação e outros que visam combater esse flagelo.

Esforços esses que, segundo o governante alemão, vão ser coordenados a nível europeu e bilateral mas que também competem aos ministros responsáveis pela pasta do Trabalho e Emprego desenvolver em cada estado-membro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG