Santander Totta "disponível" para negociar contratos 'swap'

O Banco Santander Totta considera que os contratos 'swap' celebrados com algumas empresas públicas são legais, mas diz estar disponível para o diálogo com o Governo, afirmou hoje o presidente Vieira Monteiro.

"O banco continua disponível para o diálogo", salientou o banqueiro, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados trimestrais que decorreu na sede do Santander Totta em Lisboa.

Vieira Monteiro frisou que todos os contratos em causa foram negociados entre junho de 2005 e novembro de 2007, isto é, antes da crise financeira internacional.

"Havia um contexto de expectativa da subida das taxas de juro", salientou, acrescentando que "todos os contratos tiveram como subjacentes créditos das empresas".

Mais, segundo o gestor, "as entidades que subscreveram estes contratos agiram de perfeita consciência e conheciam os seus efeitos".

De acordo com Vieira Monteiro, "o banco está seguro da legalidade dos contratos, mas já apresentou soluções justas às empresas" para minimizar o seu impacto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG