Portugal e Grécia lideram queda de venda de carros

Portugal e Grécia foram os países da Europa que lideraram a queda nas vendas de carros no ano passado (-31 por cento), quando no total, o velho continente registou uma quebra de 1,7 por cento, divulgou hoje a ACEA.

A Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revelou, num comunicado, que para além de Portugal e Grécia estarem à frente na retração do mercado automóvel, os países do sul da Europa tiveram más performances: Espanha obteve o segundo pior resultado (-17,7 por cento) e Itália (-10,9 por cento), França (-2,1 por cento) e Reino Unido (-4,4 por cento) registaram valores negativos.

Em contraste, o mercado alemão automóvel aumentou 8,8 por cento, subidas lideradas pelos países do centro e leste e escandinavos. A Bulgária aumentou 22,3 por cento, a Suécia 5,3 por cento, Holanda 15,2 por cento e Finlândia 12,6 por cento.

No total da Europa, o mercado automóvel valeu em 2011 cerca de 13,1 milhões de veículos, menos 1,7 por cento do que em 2010, sendo que em dezembro a queda foi acentuada, com as vendas a caírem 6,4 por cento.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG