Países do Golfo Pérsico preparam criação de moeda única

As monarquias do Golfo pérsico estão a preparar a criação de uma região monetária e correspondente moeda comum, reiterou hoje em Doha o governador do banco central saudita (SAMA), apesar da actual crise no sistema financeiro internacional e da "guerra das moedas" mundial.

"Percebi que chegaram aos média dúvidas sobre isto [o lançamento de uma moeda única], mas não há qualquer adiamento deste assunto", afirmou aos jornalistas, citado pela AFP, o presidente do SAMA, Mohammed al-Jasser, que se encontra em Doha a participar numa reunião de governadores dos bancos centrais árabes.

"Não há até agora uma data estabelecida" para a adopção da moeda única, acrescentou, explicando que "alguns mecanismos devem ser finalizados".

Quatro países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Arábia Saudita, Bahrein, Koweit e Qatar, assinaram em 2009 em Riade um acordo sobre a criação de uma união monetária. Os Emirados Árabes Unidos e Omã retiraram-se do projecto, em desacordo com a escolha de Riade como sede do futuro banco central.

O lançamento da moeda única dos CCG, que controlam 45 por cento das reservas mundiais de petróleo, esteve previsto para 2010. Final de 2013 é agora a data considerada pelos analistas como mais provável.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG