Nokia perdeu 368 milhões de euros no segundo trimestre

O fabricante finlandês de telemóveis Nokia registou um prejuízo de 368 milhões de euros no segundo trimestre e foi ultrapassado pela primeira vez pelo iPhone da Apple no segmento dos 'smartphones'.

A empresa, que teve lucros de 227 milhões de euros no período homólogo de 2010, disse que as receitas caíram 7 por cento, atingindo 9,3 mil milhões de euros face aos 10 mil milhões do ano anterior. As encomendas desceram para 88,5 milhões de telemóveis entre Abril e Junho, abaixo dos 111 milhões do ano passado e dos 108,5 milhões do trimestre anterior.

Os volumes de expedição de 'smartphones' caíram para 16,7 milhões de unidades, o que significa que a Nokia passou a segundo lugar neste segmento, já que a Apple vendeu mais de 20 milhões de iPhones no mesmo trimestre.

A Nokia ascendeu à liderança no negócio dos telemóveis em finais dos anos 90 quando adquiriu a Motorola. Embora tivesse algumas dificuldades em implanter-se nos EUA, dominou no resto do mundo, sobretudo devido às enormes vendas de telemóveis a preços baixos e médios.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG