Ministro grego confia na retoma em outubro

O ministro das Finanças grego, Yannis Sturnaras, manifestou-se hoje confiante de que a Grécia começará a mostrar os primeiros sinais de recuperação em outubro deste ano.

"A partir de outubro o país vai voltar a crescer", disse o governante numa entrevista publicada hoje pela imprensa grega, citada pela agência de notícias Efe, na qual explica que existe uma diferença entre o que a Grécia produz e o que poderia produzir "superior a 25%".

Por isso, disse, espero "uma recuperação significativa em 2014", depois de seis anos de recessão económica.

Segundo Sturnaras, a Grécia apresentará um superavit primário -- excluindo os juros -- das suas contas públicas no final deste ano.

Além disso, prometeu que com a recuperação económica apostará na diminuição dos impostos dos trabalhadores com mais baixos salários e no aumento dos apoios sociais aos mais desfavorecidos.

Na entrevista, Sturnaras acusa ainda os executivos de Kostas Karamanlis (conservador) e Yorgos Papandréu (social-democrata), de terem provocado a instabilidade orçamental ao subirem os gastos públicos sem ter em conta a situação da crise global.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG