Ministra confirma emissão de dívida a 5 anos para breve

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, confirmou hoje que Portugal vai realizar "em breve" uma emissão de dívida a cinco anos, considerando que isso comprova o progresso já alcançado pelo país.

A agência Bloomberg já tinha avançado que Portugal mandatou um sindicato bancário composto pelos bancos Caixa BI, Barclays, Goldman Sachs, HSBC, Morgan Stanley e Société Generale para emitir dívida a cinco anos no futuro próximo, citando uma fonte conhecedora do processo que não quis ser identificada.

"Quer o sucesso da operação de troca de dívida em dezembro, quer a descida das taxas de juro da dívida em mercado secundário são indícios encorajadores no âmbito da estratégia de regresso pleno ao mercado, estando já anunciada para breve uma emissão de dívida a cinco anos", afirmou Maria Luís Albuquerque, numa declaração conjunta com o secretário do Tesouro norte-americano que não teve direito a perguntas por parte dos jornalistas.

O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, e a ministra das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, falavam hoje, em conferência de imprensa, no Ministério das Finanças, depois de um encontro entre os dois governantes.

Jacob Lew vai reunir-se ainda hoje com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, terminando em Portugal uma visita oficial à Europa que inclui também a Alemanha e França.

Mais Notícias