Merkel e Sarkozy marcam segunda cimeira para quarta-feira

Os líderes europeus que continuam num impasse sobre como resolver a crise da dívida soberana na Zona Euro irão reunir-se numa segunda cimeira na quarta-feira, depois da prevista neste fim-de-semana, anunciaram os governos alemão e francês num comunicado conjunto.

O encontro, de acordo com a comunicação dos dois Governos, servirá para resolver o detalhe do plano para combater a crise da dívida, e deixa ainda alguns detalhes das principais áreas de ação, e que terão acordado sobre a necessidade de promover a recapitalização da banca europeia e de alterar as regras de intervenção do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, terão acordado que é necessária uma "solução alargada" para a crise, um termo muito utilizado nas últimas semanas pelos responsáveis europeus, maior cooperação económica na União Europeia.

Para além destes pontos, os líderes das duas maiores economias europeias terão ainda acordado em dois pontos que muita polémica tem dado entre responsáveis europeus, apontando no comunicado que é necessário promover a recapitalização dos bancos europeus, algo que a directora-geral do Fundo Monetário Internacional já havia 'reclamado' .

Os líderes europeus terão também acordado sobre a necessidade de mudar as regras para a intervenção do FEEF, no dia em que a Bloomberg publicou um documento confidencial, onde estão explícitas alterações ao fundo para que este possa começar a comprar dívida no mercado secundário.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG