Mais de 18 mil consumidores já registaram faturas no portal das Finanças

Mais de 18 mil consumidores já registaram faturas no portal das Finanças, um número acima das expectativas do Fisco, disse hoje o diretor da Autoridade Tributária (AT).

"Ficamos surpreendidos pela quantidade de sugestões de contribuintes, muitas enviadas por email, e a participação ultrapassou as expectativas", afirmou Azevedo Pereira num encontro hoje em Lisboa sobre faturação eletrónica.

Fazendo o balanço do primeiro mês da entrada em vigor no novo regime da fatura eletrónica, no início deste ano, Azevedo Pereira referiu que 18.170 consumidores registaram faturas relativas a prestações de serviços de restauração, hotelaria, reparações de veículos e cabeleireiros, para poderem usufruir dos 5% do IVA suportado nessas compras até ao limite de 250 euros por agregado familiar.

O diretor da AT disse que 3.550 comerciantes também já enviaram faturas, dos quais 2.812 inseridas diretamente no site, 421 por ficheiro e 317 por 'webservice' de fatura eletrónica.

Sem IVA, o valor global das faturas já comunicadas ao Fisco ou registadas ultrapassa os 254,3 milhões de euros, enquanto o valor global do IVA das faturas já comunicadas ou registadas é de 50,8 milhões de euros.

Mais Notícias