Governo assegura pagamento da dívida do Metro do Porto

O Governo assegurou o pagamento da dívida de 200 milhões de euros do Metro do Porto ao BNP Paribas, que vencia no final desta semana, disseram à agência Lusa fontes oficiais da empresa e do Ministério da Economia.

"A questão de financiamento que tínhamos com o BNP Paribas ficou resolvida na terça-feira", disse à Lusa fonte da empresa, sem acrescentar mais pormenores.

Fonte oficial do Ministério da Economia - que também tutela os transportes - afirmou à Lusa que "a questão foi atempadamente resolvida, pelo que não há qualquer risco de incumprimento".

O Ministério da Economia já havia garantido, a 13 de Julho, que asseguraria o pagamento da dívida da Metro do Porto.

Em Abril, a Metro do Porto pagou 100 milhões à banca (Millenium BCP), depois de ter sido encontrada "uma operação financeira com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças".

No final de maio, depois da Assembleia-Geral da Metro do Porto, Ricardo Fonseca afirmou aos jornalistas "não ter dúvidas" quanto à resolução desta dívida de 200 milhões de euros.

A Metro do Porto sempre defendeu que as dificuldades de tesouraria da empresa "são essencialmente consequência de um modelo de financiamento do projecto desequilibrado, gerador de volumosos encargos financeiros".

A construção da rede do Metro do Porto teve como principal suporte de financiamento o recurso ao sistema financeiro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG