Estado sai definitivamente da EDP e encaixa 356 milhões

A Parpública, empresa que gere as participações do Estado, anunciou hoje a venda das últimas ações detidas na EDP, num total de 4,144% do capital social da empresa, que deverá gerar um encaixe de 356 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública informa que a venda foi concretizada a 2,35 euros por ação.

Durante a manhã de hoje, a CMVM suspendeu a negociação de ações da EDP nos mercados da Euronext Lisboa até à divulgação de informação pedida pelo regulador. Entretanto, após o anúncio, as ações da EDP voltaram a negociar na bolsa de Lisboa, estando a perder 1,57% para 2,28 euros.

"O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou o levantamento da suspensão da negociação das ações da EDP -- Energias de Portugal, S.A. a partir das 14h00 por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão", disse hoje, em comunicado, o regulador dos mercados financeiros.

A CMVM tinha suspendido a negociação das ações da EDP no mercado bolsista da Nyse Euronext Lisboa, depois da Parpública - a sociedade gestora de participações sociais do Estado - ter divulgado um comunicado no qual referia que ia vender os 4,14% das ações da empresa de energia que ainda detém, "através de um processo de 'accelerated bookbuilding'" para investidores institucionais.

O 'accelerated bookbuilding' é um processo usado por empresas que não podem obter fundos a curto prazo para investimentos por causa do tamanho da sua dívida.

Segundo informou a Parpública, o lançamento de ações da EDP vai ser feito no âmbito da sétima fase de reprivatização da EDP, aprovada a 15 de novembro de 2012.

O Governo vendeu, em 2012, 21,35% que o Estado detinha na EDP à China Three Gorges por um valor total de 2,7 mil milhões de euros. A Parpública ainda ficou a ser detentora de 151.517.000 ações da EDP, que representam 4,144% do capital social da EDP.

De acordo com a informação da Parpública, a venda - com efeitos imediatos - das ações da EDP será processada através da Caixa BI -- Banco de Investimento e da Morgan Stanley.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG