Economia portuguesa é "viciada em crédito"
O antigo ministro da Economia Daniel Bessa disse hoje acreditar que a questão do acesso ao crédito por parte das empresas em Portugal está a aproximar-se da resolução e salientou que a economia nacional é "viciada em crédito".
Durante uma intervenção no seminário "Mercado de capitais e o financiamento da economia em Portugal" organizado pelo Fórum para a Competitividade, o diretor-geral da COTEC referiu que, "por vício ou por necessidade, se alguma coisa distingue a economia portuguesa são níveis de endividamento empresarial muito, muito elevados".
Ainda assim, Daniel Bessa salientou que o problema que "não está superado é a insuficiência de capitais próprios das empresas em Portugal", problema para o qual reconheceu não ter solução.
"Acredito que o tema do financiamento está em vias de resolução, mas em relação à questão do défice de capitais próprios não estou descansado", frisou Daniel Bessa, que elogiou o atual presidente da NYSE Euronext Lisbon, Luís Laginha de Sousa, pessoa que "luta abnegadamente há anos para levar as PME portuguesas ao mercado de capitais".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A questão da entrada no mercado de capitais tem um reverso, disse o antigo ministro da Economia, da perda de controlo sobre a empresa, motivo que leva várias empresas a hesitarem antes de darem tal passo.
TDI// ATR