Angela Merkel espera negociações "muito difíceis"

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que as negociações para o orçamento da União Europeia para 2014-2020 vão ser "muito difíceis" e que pode levar algum tempo até chegar a um acordo.

"Não posso dizer se as conversações vão ter êxito. Só sei que as negociações vão ser muito difíceis", disse Merkel na mensagem vídeo semanal na sua página na internet.

Os líderes europeus vão reunir-se na quinta e sexta-feira em Bruxelas para negociar o orçamento europeu para o período 2014-2020, depois de em novembro não terem conseguido chegar a acordo.

Merkel acrescentou que fará "tudo para chegar a acordo" mas que a Alemanha, um dos maiores contribuintes para o orçamento europeu, tem de defender os seus interesses nas negociações, concretamente a aprovação de medidas que tornem a União "mais competente e eficiente".

A chanceler alemã reuniu-se na quinta-feira com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, e deverá receber na segunda-feira o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, para preparar a cimeira europeia.

Em novembro, o presidente do conselho europeu, Herman Van Rompuy, propôs um orçamento de 973 mil milhões de euros, que corresponde a 1,01 por cento do Produto Interno Bruto da UE, mas os líderes europeus não ultrapassaram as divergências quanto aos cortes nas contribuições de alguns países e à distribuição dos cortes pelas diferentes políticas europeias.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG