Sinal analógico desligado hoje na Nazaré e em Alcobaça

O retransmissor do sinal analógico da Nazaré, que serve este concelho e o de Alcobaça, é hoje desligado, estimando a ANACOM que cerca de dez mil lares efectuem a migração definitiva para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

O desligamento do sinal na Nazaré (a última das três zonas piloto do país, depois de Alenquer, alvo do mesmo processo a 12 de maio, e do Cacém, a 16 de junho) está previsto para as 15:35 e, segundo a ANACOM -- Autoridade Nacional de Comunicações, "irá afectar cerca de dez mil lares, já que uma grande percentagem da população tem televisão paga" (e por isso não precisa de TDT), disse à Lusa fonte daquele organismo.

O desligamento abrange as freguesias de Famalicão, Nazaré e Valado de Frades, no concelho da Nazaré, e de Alfeizerão e Cela, no concelho de Alcobaça.

Pela primeira vez, duas freguesias - a de Famalicão, na Nazaré, e a de Alfeizerão, em Alcobaça - vão fazer a migração por satélite, tendo os telespectadores destas duas freguesias de adquirir um 'kit satélite' (DHT).

As restantes freguesias vão continuar a receber o sinal digital de televisão por via terrestre.

O desligamento do sinal analógico e a mudança para a TDT vai ser assinalado pelo presidente da ANACOM, Amado da Silva, com a entrega de uma distinção aos presidentes das câmaras das três zonas piloto.

De acordo com uma informação divulgada pela Câmara da Nazaré, entre hoje e sexta-feira estarão técnicos da ANACOM na praça Sousa Oliveira e na Junta de Freguesia de Famalicão para esclarecer dúvidas dos telespectadores que estejam com problemas de receção das emissões televisivas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG