Palmela já tem TDT e vendas de descodificadores dispararam

O sinal analógico do retransmissor de Palmela foi desligado esta manhã, tornando-se o primeiro da faixa litoral do país a emitir televisão digital terrestre. As vendas de descodificadores em Setúbal dispararam hoje.

José Manuel Pessanha é engenheiro electrotécnico e viu as vendas de descodificadores disparar. Acusa a falta de informação no processo e diz que são os mais velhos quem mais o procurar.

Com loja aberta no Centro Comercial do Bonfim, José Manuel Pessanha vendeu seis vezes mais descodificadores numa manhã do que é normal e espera maior fluxo à tarde. "Fiz um reforço do stock e não tenho dúvidas que os vou vender a todos. As pessoas só se vão aperceber hoje, quando chegarem a casa à noite e perceberem que não têm televisão", avalia.

O engenheiro eletrotécnico critica o processo de transferência do sinal analógico de televisão para o digital e repete: "As pessoas estão muito mal informadas, continuavam a acreditar que isto não ia mesmo acontecer".

Rogério Marinheiro, de 70 anos, é um dos seus últimos clientes da manhã. "75% das pessoas que vêm cá são idosas", constata o vendedor, depois de ter pré-montado o descodificador, ter dado meticulosamente todas as explicações e de ter passado mais uma factura no valor de 65 euros.

O switch off analógico previsto para hoje na faixa litoral de Portugal foi alterado, reduzindo-se ao desligamento do sinal analógico do retransmissor de Palmela.

Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares, Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, e José Manuel Amado da Silva, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, marcaram presença na cerimónia que inaugura a era da TV digital naquela península de Setúbal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG