Cacém entrou na televisão digital esta manhã

O relógio marcava as 11.30 quando o sinal analógico em oito freguesias do concelho de Sintra foi desligado, o que tingiu os ecrãs de negro e branco. Agora a TV ali é digital.

A maior parte das famílias residentes em Agualva, Belas, Cacém, Massamá, Mira-Sintra, Rio de Mouro, São Marcos e São Pedro de Penaferrim não ficou sem televisão esta manhã, depois de ter sido desligado o sinal analógico. Para tal, em muito contribuiu o facto de os serviços pagos de televisão serem comuns nos lares desta zona urbana.

"De acordo com o último inquérito feito, estimava-se que sete por cento dependia do sinal e que apenas três ainda não tinha feito nada. Os restantes declaravam já estar a fazer ou ter algum familiar a tratar", declarou Eduardo Cardadeiro, administrador da Anacom. Relativamente à mudança do sinal televisivo, que passa a ser digital, este administrador considerava "haver um risco elevado de dezenas ou centenas de famílias terem ficado sem os quatro canais de televisão".

Os presidentes das Juntas de Freguesia explicaram também que - até ao início da tarde de hoje - muito poucos cidadãos tinham pedido esclarecimentos quer sobre a TDT, quer sobre a comparticipação prevista para os descodificadores, que é necessário instalar para a recepção do sinal digital.

Esté é o segundo projecto piltoto no âmbito do apagão analógico de televisão, que será concluído em Abril de 2012. Nazaré vai receber a terceira e última experiência, a 13 de Outubro, antes do desligamento de toda a zona litoral do País, prevista para 12 de Janeiro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG