Nova tabela da Função Pública beneficia salários mais altos

O Governo e a oposição apresentaram caminhos diferentes para o futuro. Estratégia de Passos para o médio prazo mostra que a nova tabela da Função Pública vai beneficiar os quadros superiores a partir de 2015.

O "Diário Económico" escreve hoje que "a nova tabela remuneratória da Função Pública, que o Governo quer implementar em 2015, deverá beneficiar os salários mais elevados face aos vencimentos mais baixos. A conclusão pode ser retirada da estratégia de médio-prazo aprovada pelo Executivo no sábado, data que assinala o fim do programa de assistência financeira, e no mesmo dia em que o líder do maior partido da oposição apresentou as linhas de orientação que servirão de base ao seu programa de Governo. Segundo a estratégia do Executivo para o médio-prazo, "está em curso uma revisão da tabela remuneratória e dos suplementos remuneratórios, com base num estudo independente que envolveu uma análise comparativa das remunerações praticadas no sector público e no sector privado". Este estudo corresponde a uma avaliação feita pela Mercer que concluía que os quadros mais qualificados da Administração Pública têm salários mais baixos do que o correspondente no sector privado, e vice-versa".

Segundo o jornal, "o próprio documento reforça que "as medidas que vierem a ser adoptadas neste domínio pretendem recionalizar e valorizar a Administração Pública". Mais: vai ao encontro do objectivo que o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tem vindo a defender - corrigir o "desenho vincadamente progressivo" dos actuais cortes, conforme disse a 23 de abril".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG