Inovação mundial na deteção da diabetes

Exame genético desenvolvido no Porto já tem vários países interessados. A análise deteta risco de uma pessoa vir a desenvolver diabetes e permite inicar tratamentos antes dos orgãos serem afetados.

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "pela primeira vez, a nível mundial, é possível fazer um teste genético capaz de detetar a predisposição para a diabetes. Ou seja, com uma simples análise ao sangue ou à saliva, fica agora a saber-se se determinada pessoa corre risco de vir a desenvolver diabetes, o que permite iniciar o tratamento antes de existirem orgãos afetados. O teste foi desenvolvido pelo laboratório CGC Genetics em colaboração com o Hospital de S. João , no Porto, mas já está a despertar a atenção em todo o Mundo".

Segundo o jornal "começa agora a ser disponibilizado em Portugal e Espanha e, em breve, deverá entrar no mercado norte-americano. Dinamarca, Itália, Suiça e Turquia também estão interessadas. A descoberta científica assume especial importância porque a diabetes é considerada uma epidemia mundial".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG