Chumbo do TC pode levar a eleições antecipadas

Jogo do empurra entre Governo e Tribunal Constitucional promete fazer impasse político arrastar-se durante todo o verão. Eleições antecipadas podem vir logo a seguir.

O semanário "Sol" escreve hoje que "o Governo não quer queimar etapas na resposta ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC). Enquanto espera pela clarificação dos limites constitucionais às medidas que tem desenhadas para cumprir as metas do défice, Pedro Passos Coelho não vai avançar com quaisquer soluções alternativas".

Segundo o semanário, "é difícil prever quanto pode durar este jogo do empurra, sendo que no caso das leis - como a ontem aprovada sobre a sustentabilidade das pensões - sujeitas a fiscalização preventiva, os juízes terão de se pronunciar em 25 dias. Já no caso da aclaração das medidas chumbadas na passada semana, não há prazos a cumprir. E continua a ser uma incógnita a data em que será conhecida a decisão sobre a nova CES (uma medida que vale cerca de 230 milhões de euros. Segundo fonte próxima de Passos Coelho, o Governo espera que "não demore muito", acrescentando que "só quando este quadro estiver claro, saberemos qual a dimensão do problema que temos para resolver e se ele é resolúvel".

"A porta fica, assim, aberta a uma crise política que pode levar a eleições antecipadas após o verão. Esse cenário está já, de resto, na cabeça de muitos sociais-democratas e centristas", adianta o semanário.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG