Grande investigação DN sobre a Casa PiaPedofilia atingiu o coração da BBC com Jimmy SavileO caso mais mediático da última década rebentou no Reino Unido,no outono passado: Savile, antiga estrela da BBC, foi envolvido numa rede pedófila, queabarcava outras figuras influentes, e manchou a imagem da própria televisão pública britânica.
Grande investigação DN sobre a Casa PiaCondenações duplicam em 10 anosO processo Casa Pia teve o condão de acordar a sociedade portuguesa para o problema dos abusos sexuais de menores. Denúncias e condenações dispararam e instituições tiveram de se preparar para a nova realidade.
Grande investigação DN sobre a Casa PiaProcesso da Casa Pia está longe de ter terminadoDez anos depois, o caso ainda suscita dúvidas e paixões. O DN juntou no mesmo debate um advogado dos arguidos, uma vítima, a ex-provedora da Casa Pia, um ex-inspetor da Polícia Judiciária e um juiz. Várias perspetivas para analisar um complexo e mediático processo judicial
ProtagonistasUm processo 'escrito' por três mulheres Felícia Cabrita, jornalista, Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família, Catalina Pestana, professora e ex-provedora da Casa Pia. Por ordem de entrada em cena, estas três mulheres ergueram o processo. O contributo de cada uma foi diferente. Mas todas assumiram a pedofilia como causa de combate.
Entrevista a Herman José"Já me tinham avisado que se continuasse a defender publicamente o Carlos Cruz teria um 'dissabor'"
Comunicação socialUm julgamento no espaço públicoÉ consensual que a comunicação social desempenhou um papel decisivo de denúncia de um caso com enorme impacto mediático, social e político. Mas também não é menos verdade que, na ânsia da manchete, de ser o primeiro, da pressão das chefias, foram cometidos muitos erros. Tal como o poder judicial, também o jornalismo mostrou não estar preparado para lidar com este processo. E hoje como se comportaria? O DN lançou o debate.
InvulgarHistórias insólitas de seis anos de julgamentoHouve de tudo um pouco durante o julgamento do processo principal, que condenou Carlos Silvino, Carlos Cruz, Ferreira Diniz, Manuel Abrantes e Jorge Ritto. As longas e sucessivas sessões davam para uns adormecer, outros pôr a conversa em dia.
GRANDE INVESTIGAÇÃO DN SOBRE A CASA PIATrês ex-funcionários condenados por abuso sexual de menores a alunos da instituição Foram condenados três ex-funcionários da Casa Pia por crimes de abuso sexual de menores. Um outro processo, o relativo à atividade no Parque Eduardo VII em Lisboa, produziu condenações. Alguns jovens, identificados como vítimas no caso principal, foram constituídos arguidos em processos por difamação. Mas todos acabariam arquivados. Paulo Pedroso perdeu um processo, onde reclamava ao Estado 600 mil euros.
Crimes sexuaisSó quatro da equipa da Casa Pia ainda investigam pedofiliaEntre reformas, promoções e mudanças de área, a equipa da Judiciária que esteve no processo Casa Pia começou a ser desmembrada após o fim da instrução. Perdeu, desde logo, as chefias (Dias André e Rosa Mota). Dez anos depois, só quatro dos nove membros continuam na área dos crimes sexuais. Dois deles investigam casos de pedofilia na Igreja.
Grande Investigação DN sobre a Casa PiaNamora e Granja denunciam impunidade de políticosEx-casapianos, advogados, ex-PCP. O processo afastou-os. Namora diz que há muitos pedófilos por aí, "gente associada ao fulano assassinado em Nova Iorque". Granja é abordado por pessoas que só lhe querem perguntar: "O Carlos Cruz é culpado?"
Grande Investigação DNAbusos em lares: a culpa é do sistema? Jovens institucionalizados, frágeis e carentes, são alvo fácil para os predadores sexuais. E, às vezes, tornam-se eles próprios agressores. Há um 'sistema' a criar ciclos de abusos? Isso não é regra, mas sim exceção, reagem os especialistas na matéria.
Grande Investigação DN sobre a Casa PiaOs relatos menos falados sobre abusos entre alunos O escândalo eclipsou outra rotina trágica. Declarações de crianças e jovens da Casa Pia revelam o que lá se passava entre eles e até com alguns educadores. L. teve sexo aos 11, depois de um jogo de "verdade ou consequência". N. C. foi obrigado a fazer sexo oral aos oito, em troca de um chupa. Aos nove, D. S. foi violado pelo amigo no duche.
Grande InvestigaçãoCondenações com base na "ressonância da verdade" Julgamento do processo Casa Pia chegou ao fim sem uma prova física que demonstrasse o envolvimento pessoal dos arguidos nos crimes de que estavam acusados. Os depoimentos das vítimas, que "ressoaram a verdade", foram a única prova valorada.
Grande InvestigaçãoCarlos Cruz queixa-se que está falidoDurante dezenas de anos foi fantasia e inveja de muitos olhares. Mas o fausto do "senhor televisão" tornou-se, de repente, um pesadelo. Falido e condenado, Carlos Cruz está de volta à prisão.