Toque minhoto vence na Praia de Santa Bárbara

Vencedor já tinha participado no ano passado. Ananás e viola da terra conquistaram os restantes lugares do pódio.

Henrique Silva esculpiu ontem um símbolo tradicional de Portugal, o Galo de Barcelos, na areia da Praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, Açores, o que lhe permitiu vencer a final regional das Construções na Areia e representar os Açores na final nacional, a 3 de Setembro.

O jovem da Ribeira Grande, de 13 anos, já é um 'veterano' na iniciativa do Diário de Notícias, levada a cabo nos Açores pelo jornal Açoriano Oriental. Em 2010, desenhou um molusco marinho que o levou ao terceiro lugar. Este ano, um colorido Galo de Barcelos fez dele o vencedor do escalão B, em que 25 jovens entre os 11 e 14 anos fizeram trabalhos sobre o tema "Made in Portugal". Segundo Luna Ribeiro, da organização, o tema pretendia ser um contributo regional para melhorar a auto-estima do País.

O segundo e terceiro classificados foram, respectivamente, José Francisco Santos e Brenda Tavares com a escultura de um instrumento musical (viola da terra) e do fruto-rei (ananás). As menções honrosas, pela realidade que traduziram das ilhas, couberam a Mário Rego (vulcão e prancha), Paulo Teles (9 ilhas, 9 vulcões) e a Vanessa Cabral (montanha do Pico).

Mais Notícias