Símbolos nacionais brilham na Tocha

As esculturas na areia estiveram a dividir a atenção dos turistas, debaixo de Sol rijo, com típica pesca de arrasto: a arte xávega.

Tem fama internacional, é um símbolo nacional e é já a tendência de Verão na edição deste ano das Construções na Areia. Ontem não foi excepção.

Eis o famoso galo de Barcelos pela mestria de Inês Peres dos Santos, que nesta composição usou algas de cor preta para desenhar corações. Também ela é a personificação da fama deste concurso do DN, pois foi de propósito da cidade de Anadia até à praia da Tocha para participar na competição infanto-juvenil. O Sol, esse, não se fez rogado e brilhou a partir do meio da manhã.

Já com o pensamento na prova final, a disputar na praia Azul, em Espinho (3 de Setembro), era visível a grande competição entre os participantes do escalão B. A trompetista Ana Sofia Agostinho, 14 anos, era uma delas. Tem um palmarés impressionante neste evento do DN, mas, a homenagem que fez ontem a Amália Rodrigues seria destronada.

É de assinalar, porém, que independentemente dos prémios, todas as crianças assumem que o mais importante é a participação. O júri (o designer gráfico Pedro Ramos, a artista plástica Daniela Marques e o professor Carlos Gregório) ainda destacou, na categoria dos mais velhos, o chapéu gandarez de Rodrigo. Enquanto toda a divertida actividade da pequenada atraía, ao longo da manhã, cada vez mais público, muitos veraneantes estavam também atentos à chegada ao areal dos típicos barcos da pesca de arrasto. A arte xávega, diga-se, continua a ser um dos 'postais' tradicionais desta praia e, desta vez, esteve a fazer concorrência a tartarugas, ouriços do mar, guitarras, barcos...

Na Tocha, uma menina muito especial teve direito aos mesmos mimos distribuídos, a toda a pequenada, por parte da equipa do DN. Mariana Pedreiro, de 12 anos, portadora de trissomia 21, muito participativa até ajudou na entrega de prémios. Por fim, todos juntos, ao redor de uma grande pantera, esculpida pelo artista do atelier Miguel Silva, posaram para a foto.

Mais Notícias