Ministra Educação diz que Passos está "desfasado" da realidade ao defender auditoria às Novas Oportunidades

A ministra da Educação demissionária afirmou hoje que o líder do PSD está "desfasado" da realidade quando diz que vai pedir "uma auditoria externa" ao programa Novas Oportunidades, garantindo que essa avaliação já é feita.

O líder do PSD anunciou hoje que irá pedir uma auditoria externa ao programa Novas Oportunidades e prometeu reformulá-lo para que ele sirva realmente quem precisa de uma segunda oportunidade. "Propor uma alteração sem ter em conta que a avaliação está a ser feita na prática parece-me um desfasamento em relação à realidade", disse Isabel Alçada em declarações à Agência Lusa.

A ministra demissionária afirmou que o programa "tem sido avaliado internamente por uma entidade externa, a Universidade Católica Portuguesa" e que "os ajustamentos, as reformulações são feitos na sequência dessa avaliação". Esta avaliação externa tem sido feita "ano após ano" pelo Centro de Estudos da Universidade Católica e os resultados têm sido sujeitos a "peritagens externas", indicou ainda a ministra.

"Por isso eu acho estranho que este facto não seja do conhecimento do líder do PSD e portanto, não seja tomado em consideração quando essas afirmações são feitas", notou. Isabel Alçada afirmou que o programa Novas Oportunidades é "um sucesso único" porque é "apelativo" para os adultos, meio milhão dos quais já foram certificados e conhecem a "exigência" do programa.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG