Mecanismos de apoio ao eleitor com falhas

O portal do eleitor e SMS 3838 têm falhado, duas das formas de o cidadão saber os seu número de eleitor e respectiva mesa de voto, não estão a funcionar. Há quem desista de votar...

De acordo com a Lusa, o portal do eleitor e SMS 3838, que ajudariam a contornar os problemas levantados pela mudança do Bilhete de Identidade para o cartão do Cidadão, não estão a funcionar.

Há filas nas mesas de voto um pouco por todo o país. Em Oeiras, disse à Lusa um membro de uma mesa de voto, a situação agrava-se, porque os membros da mesa de voto dirigem os eleitores para o portal do cidadão ou a acederem ao serviço de SMS, sistemas que estão em baixa.

Na Junta de Freguesia de Benfica, Lisboa, os membros da mesa de voto adoptam o mesmo comportamento. Luís Ferreira contou à Lusa que por ter recorrido ao serviço de SMS 3838 e não ter obtido resposta, se dirigiu à Junta a fim de obter o novo número de eleitor e votar. "As filas eram enormes e no local não conseguem ajudar as pessoas, porque a maneira de obter os números é acedendo ao site", disse.

Já Ana Cunha recebeu por SMS o número de eleitor e freguesia onde deveria votar, já que mudou de residência há seis meses, mas quando chegou à Escola Secundária de Miraflores, em Algés, foi-lhe dito que não constava dos cadernos eleitorais. "Voltei a enviar mensagem e não recebi resposta. Tentei aceder ao portal e está sempre em baixo. As filas estão enormes", disse.

A questão deve-se ao facto de o número de eleitor não constar no Cartão do Cidadão. Um número que é essencial para votar e saber onde o fazer.

O DN experimentou o site e teve sorte: teve acesso à informação em 10 segundos.

O mesmo não aconteceu com o número telefónico e com o SMS.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG