Confusão nas urnas por causa do cartão do cidadão

Cerca de 100 pessoas por segundo consultam o portal do eleitor para saber o numero de eleitor. Nada que evite a confusão nas urnas, ao ponto de alguns terem desistido de votar.

O cartão do cidadão veio acabar com o cartão de eleitor. Mas quem já o tem não sabe qual o seu número de eleitor, o que já provocou muita confusão nas mesas de voto. Há até quem já tenha desistido de votar.

Algumas mesas têm computador para ter acesso à Internet e a essa informação, mas nem todas têm. Em alguns locais, os eleitores foram encaminhados para a junta de freguesia. Noutros, instalou-se a confusão e as pessoas desistiram de votar.

A melhor solução é ir ao portal do eleitor, de preferência antes mesmo de se deslocar às urnas. Ou ligar para o 808 206 206 ou enviar um SMS para o 3838 com o número de identificação civil e a data de nascimento.

Desde dia 14 e até cerca das 11.30 de hoje, cerca de 74,5 mil pessoas já tinham acedido ao portal do eleitor para conhecer o seu local de voto.

Sábado foi o dia com mais visitantes, dado que foram quase 22 mil as pessoas que acederam ao portal.

Hoje, até à hora de almoço, foram já 15,5 mil as pessoas que acederam ao portal, numa média de 100 pessoas por segundo - entre singulares e mesas de voto -, disse o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, numa visita à Unidade de Tecnologias de Informação e Segurança.

"Queremos que tudo decorra com a maior normalidade democrática e queremos que a abstenção seja a menor possível. Queremos que através dos instrumentos tecnológicos de que dispomos [como este website] o processo eleitoral decorra nas melhores condições possíveis", disse Rui Pereira.

Não foi bem o que aconteceu e muitas pessoas perderam largos minutos nas mesas de voto para tentar resolver a situação. "A minha vontade é ir-me embora e já não votar", afirmou uma senhora à SIC. Outros, em Barcarena, admitiram mesmo à estação televisiva que tinham desistido de votar por causa de tanta confusão.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG