Salgueiro Maia

Fernando José Salgueiro Maia nasce a 1 de Julho de 1944 em Castelo de Vide. Filho de Francisco da Luz Maia, ferroviário, e de Francisca Silvéria Salgueiro.

Frequenta a escola primária em São Torcato, Coruche. Faz os estudos secundários em Tomar e em Leiria. Em Outubro de 1964 Salgueiro Maia ingressa na Academia Militar, em Lisboa. Dois anos mais tarde Salgueiro Maia apresenta-se na EPC (Escola Prática de Cavalaria), em Santarém para frequentar o tirocínio. E em 1968 é integrado na 9ª Companhia de Comandos, parte para o Norte de Moçambique. Dois anos depois é promovido a capitão. Em Julho de 1971 embarca para a Guiné. 

Em 1973 regressa a Portugal, sendo colocado na EPC. Começam as reuniões do MFA. Delegado de Cavalaria, faz parte da Comissão Coordenadora do Movimento. A 16 de Março, de 1974 acontece o «Levantamento das Caldas». Em 25 de Abril, comanda a coluna de carros de combate que, vinda de Santarém, põe cerco aos ministérios no Terreiro do Paço e força depois, já ao fim da tarde, a rendição de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo. Em 25 de Novembro  de 1975 sai da EPC, comandando um grupo de carros às ordens do presidente da República. No fim dos anos 80 manifesta-se a doença cancerosa que o irá vitimar. É submetido a uma intervenção cirúrgica em 1991. Morre em 4 de Abril de 1992.

Mais Notícias