Siza desenha mesa para reunião de Viana

Encontro vai reunir na cidade os ministros dos Negócios Estrangeiros.

O arquitecto portuense Siza Vieira vai desenhar, em exclusivo, uma mesa com 15 metros de extensão para receber, em Setembro, a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), que decorrerá em Viana do Castelo. "Será uma mesa com características especiais, oval e com quinze metros de comprimento para albergar 36 elementos", revelou Defensor Moura, presidente da Câmara e anfitrião do encontro.


Apesar de criada especificamente para a reunião, integrará, depois, o mobiliário da Biblioteca Municipal, também desenhado, em exclusividade, por Siza Vieira. Trata-se de uma das mais importantes cimeiras da Presidência Portuguesa , e decorrerá na futura biblioteca municipal de Viana do Castelo, também desenhada por Siza.


O encontro dos ministros arrancará a 7 de Setembro numa sala do primeiro piso voltada para o rio Lima. Nesse espaço, estão previstas mais duas salas, uma para assessores e secretários de Estado, outra para ser ocupada pela comunicação social. As três salas serão baptizadas com nomes de vulto da literatura portuguesa : Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago.


Para além das delegações ministeriais de todos os países da UE, a reunião implicará a presença, em Viana , de 300 jornalistas, alguns dos quais representando cerca de 40 canais de televisão de toda a Europa. "Sabemos que será muito importante para a promoção do concelho", reconhece Defensor Moura. 

Mais Notícias

Outras Notícias GMG