"A cimeira de Mafra entre a UE e a Rússia será de transição"

A UE encara a próxima cimeira com a Rússia como transitória. Isto significa que as negociações de uma nova parceria estratégica não serão iniciadas a 26 de Outubro no encontro de Mafra?

A maior razão é porque a Rússia está em fase pré-eleitoral. Mas há problemas bilaterais que ainda não foram resolvidos (carne polaca). A Rússia é um parceiro estratégico da UE e somos interdependentes. Mas também é preciso ver que a Rússia questiona os direitos humanos e o Estado de direito. Temos muitas questões em comum neste momento, como, por exemplo, o Kosovo. A cimeira de Mafra será de transição, a última de Putin, mas há muitos temas que temos para discutir.

 

Na sexta-feira haverá mais uma cimeira UE -Ucrânia. Como está a UE preparada para lidar com as ambições de Kiev em tornar-se membro do clube?

Há dias voltei a explicar que a Política Europeia de Vizinhança (na PEV) tem que ver com partilhar a nossa prosperidade e segurança com os vizinhos. Mas não com a adesão à UE . Essa não a admito [para a Ucrânia] nem a descarto. Faremos sempre mais por um país se estiver preparado e, com a Ucrânia, temo-lo feito apesar da instabilidade política.

 

É preciso um passo de cada vez...

Sim...bom... eles também deveriam aproveitar as ajudas que estamos a oferecer na PEV. Estamos a preparar facilidades ao investimento que poderão começar no fim do ano. Também há facilidades para quem mostrar interesse em avançar com as suas reformas. Agora na Ucrânia, esperamos eleições livres, mas também um processo constitucional de forma a que haja um equi líbrio de poder certo entre as várias instituições. É preciso estabilidade e, depois, mais reformas.

 

O Presidente Iuchtchenko concordou, no passado, com alterações constitucionais. Mas agora não quer respeitá-las...

É preciso esperar pelas legislativas [de dia 30] e ver qual o mandato do povo. E depois todas as instituições deveriam sentar-se e encontrar uma solução. Isso será importante para o futuro do país.|

Mais Notícias

Outras Notícias GMG