Merkel "aberta" a discutir coligação com o SPD

A chanceler alemã Angela Merkel, que teve uma vitória histórica nas legislativas de domingo, garantiu estar "aberta" a discussões com os seus adversários do partido social democrata SPD para formar um governo de grande coligação.

"Estamos abertos a discutir (...) Tive um primeiro contacto com o presidente do SPD", Sigmar Gabriel, disse Merkel, acrescentando que isso não exclui "outros contactos" com os Verdes, outro possível parceiro para formar uma maioria na câmara baixa do parlamento (Bundestag).

A chanceler disse ainda que o líder do SPD, "compreensivelmente", lhe pediu tempo.

Angela Merkel sublinhou que a Alemanha precisa de um Governo estável e que a votação dos eleitores dá ao seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), "um mandato claro para governar".

A CDU obteve uma clara vitória nas legislativas de domingo mas ficou aquém da maioria, com 41,5% dos votos, segundo os resultados oficiais provisórios. O SPD obteve 25,7% e os Verdes 8,3%.

O anterior parceiro de coligação de Merkel, o Partido Liberal (FDP), ficou-se pelos 4,8%, aquém do limiar mínimo de 5% para ter representação parlamentar.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG