Cardeais começam a preparar sucessão de Bento XVI a 4 de março

A primeira reunião de cardeais preparatória do conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI realiza-se na segunda-feira, dia 04 de março, anunciou hoje o arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe.

O religioso fez o anúncio durante a celebração eucarística na catedral de Nápoles, promovida para a despedida a Bento XVI, que deixou oficialmente de ser papa às 20:00 (19:00 de Lisboa) de hoje.

O decano dos cardeais, Angelo Sodano, vai começar na sexta-feira a chamar os cardeais, para organizarem o conclave e participarem nas reuniões preparatórias.

A partir da realização da primeira reunião de cardeais, já se pode anunciar a data do conclave, explicou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Em 25 de fevereiro, o papa autorizou os cardeais a anteciparem o próximo conclave, através de um 'motu próprio' [por iniciativa própria].

A norma do Vaticano estipula que o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da sede vacante (expressão que designa que o lugar do papa está vago), para permitir aos cardeais de todo o mundo chegarem a Roma.

Mas como muitos cardeais já estão em Roma, para onde viajaram para acompanhar Bento XVI nos últimos dias do seu pontificado, o papa publicou um 'motu próprio' que mantém aqueles prazos, mas permite a sua antecipação.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG