Lagarde é candidata "excepcionalmente competente"

Os Estados Unidos elogiaram hoje as "competências sólidas" da ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, candidata à direcção do Fundo Monetário Internacional (FMI), sem todavia tomar posição a favor dela ou do seu concorrente mexicano.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, "pensa que as sólidas qualidades de dirigente e a experiência da ministra Lagarde fazem dela uma candidata excepcionalmente competente para o cargo de directora-geral", indicou uma porta-voz do Tesouro, Natalie Wyeth, no final de uma reunião entre os dois ministros.

Há 10 dias, quando se reuniu com o concorrente de Christine Lagarde ao cargo de dirigente do FMI, Agustin Carstens, o secretário do Tesouro norte-americano elogiou "o talento financeiro e as competências políticas" do mexicano. Os Estados Unidos ainda não manifestaram qual dos dois candidatos preferem, tendo classificado ambos como "sólidos".

Timothy Geithner e Christine Lagarde aproveitaram ainda o encontro "para discutir a situação actual na Europa", precisou a porta-voz.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG