Portugal exibe duas faces no empate em Varsóvia

Depois de uma primeira parte de bom nível, com Nani em destaque, Portugal terminou a segunda parte a sofrer com a pressão polaca e acabou por ser Rui Patrício a segurar o empate.

A seleção portuguesa não foi além de um nulo em Varsóvia, esta quarta feira, frente à Polónia, em jogo de preparação para a fase final do Euro 2012, que será organizado por Polónia e Ucrânia.

Na inauguração do novo Estádio Nacional, construído para servir de palco inaugural para o Europeu, os pupilos de Paulo Bento protagonizaram uma primeira parte de grande nível, com João Pereira, João Moutinho e Nani em particular destaque, enquanto Cristiano Ronaldo - muito assobiado pelos cerca de 50 mil adeptos polacos - esteve em noite 'não'. Portugal foi superior à congénere polaca durante praticamente todo o primeiro tempo, mas o guarda redes Szczesny esteve intransponível e evitou o golo português em quarto ocasiões.

Hugo Almeida, de regresso à titularidade após sete jogos consecutivos na sombra de Postiga, acabou por ser "vítima" de Nani e Cristiano Ronaldo em dois lances: os extremos portugueses podiam ter assistido o ponta de lança, que só teria de encostar para golo, mas assumiram os remates e atiraram ao lado. Nota, ainda, para a lesão de Fábio Coentrão, aos 20 minutos, substituído por Nélson, de regresso à seleção.

A fechar a primeira parte, no entanto, uma falha de entendimento entre Nélson e Bruno Alves poderia ter resultado no golo polaco, mas Jelen, isolado e frente a Rui Patrício, atirou ao lado. Paulo Bento substituiu João Moutinho ao intervalo, possivelmente a pensar no clássico entre Benfica e FC Porto, e a seleção portuguesa partiu para uma segunda parte de baixo nível, longe do bom futebol exibido no primeiro tempo.

Rui Patrício acabou por ser o melhor jogador da seleção portuguesa na segunda parte, ao efetuar quatro defesas que evitaram que a Polónia se adiantasse no marcador. Portugal raramente conseguiu incomodar Szczesny no segundo tempo e acabou por fazer apenas um remate à baliza, através de um pontapé livre do desinspirado Ronaldo. Nota, ainda, para a estreia de Nélson Oliveira, que jogou nos últimos 10 minutos, que foram de inteiro domínio polaco.

FILME DO JOGO:

90+2' Final do jogo!

88' Rui Patrício defende! Pontapé livre de Mierzejewski, para defesa do guardião português. Só dá Polónia na reta final da partida.

87' Outra vez Rui Patrício! Desta vez o guarda redes lusitano travou o remate de Grosicki.

86' Defende Rui Patrício! O guardião português segura o empate, depois de um remate de Peszko, que surgiu solto na grande área.

85' Substituição na Polónia. Saiu Wawrzyniak e entrou Boenisch.

82' Substituição em Portugal. Saiu Nani e entrou o estreante Nélson Oliveira.

81' Substituições na Polónia. Saíram Polanski e Obraniak e entraram Matuszczyk e Mierzejewski.

- Garay, central argentino do Benfica, cumpriu os 90 minutos na vitória da Argentina sobre a Suíça, por 1-3, com um hat-trick de Messi.

77' Substituição na Polónia. Saiu Rybus e entrou Pzesko.

76' Substituição em Portugal. Saiu Cristiano Ronaldo e entrou Quaresma. O português respondeu com aplausos aos muitos assobios dos polacos.

73' Lance muito curioso da seleção portuguesa: Paulo Bento coloca Manuel Fernandes e Nani na zona de marcação dos pontapés de canto, mesmo com os cantos a serem batidos para a grande área.

70' Pontapé livre de Cristiano Ronaldo, para defesa fácil de Szczesny. Primeiro remate à baliza por parte da seleção portuguesa na segunda parte.

66' Substituição na Polónia. Saiu Jelen e entrou Grosicki.

66' Substituição em Portugal. Saiu Pepe e entrou Rolando.

65' Substituição em Portugal. Saiu Hugo Almeida e entrou Hélder Postiga.

- Maxi Pereira foi titular no empate do Uruguai frente à Roménia, tendo sido substituído na segunda parte. Cristian Rodríguez, por sua vez, não saiu do banco.

62' O rendimento da seleção portuguesa caiu consideravelmente após a saída de João Moutinho. Só Nani consegue dar dinâmica ao jogo português.

59' João Pereira perde o duelo aéreo com Rybus e permite que o polaco cabeceie por cima do alvo.

57' A defesa polaca está mais sólida a defender, mas Portugal consegue sempre criar perigo quando Nani acelera o jogo.

55' A Polónia está a conseguir subir as suas linhas e aumenta a pressão sobre o meio campo português. Portugal, agora, parece apostar mais no contra ataque.

52' Grande defesa de Rui Patrício! Remate em zona frontal de Obraniak, após perda de bola de Ronaldo, para uma defesa defesa do guarda redes português.

51' As duas equipas entram com maior agressividade na segunda parte, mas o domínio continua a ser português.

49' Obraniak, depois de um cruzamento perigoso de Perquis, atirou por cima do alvo.

48' Cartão amarelo para Miguel Veloso, por ter travado um contra ataque.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para Portugal.

- Substituição em Portugal. Saiu Moutinho e entrou Manuel Fernandes.

45+2' INTERVALO EM VARSÓVIA! Boa primeira parte da seleção portuguesa, à qual só faltaram golos. Hugo Almeida foi "vítima" do egoísmo de Ronaldo e Nani, que tiveram boas ocasiões para marcar mas preferiram tentar eles próprios o golo, sem sucesso. Szczesny já fez quatro boas defesas esta noite, onde a única nota negativa para a seleção - além da ineficácia - vai para uma falha entre Nélson e Bruno Alves, que Jelen não soube aproveitar.

45+1' Que perdida de Nani! Incrível! Nani, Ronaldo e Hugo Almeida correram meio campo isolados, era só escolher quem encostaria para golo, mas Nani foi egoísta, tentou o remate e atirou ao lado.

44' Que falhanço de Jelen! Valeu a mancha de Patrício! Nélson fez um passe muito puxado para Bruno Alves, que ainda assim falhou na receção e permitiu que Jelen ficasse isolado. O avançado polaco evitou Pepe, tentou contornar Patrício e picou a bola, mas esta saiu um pouco ao lado.

42' A Polónia está novamente recolhida no seu meio campo e Portugal controla o jogo. Faltam golos para coroar uma boa exibição.

39' Que perdida de Ronaldo! Ataque muito rápido de Nani, a servir Cristiano Ronaldo nas costas da defesa, que poderia ter assistido Hugo Almeida para o ponta de lança encostar, mas preferiu rematar e permitiu a defesa de Szczesny. Hugo Almeida não ficou nada satisfeito, mas Paulo Bento aplaudiu muito o lance.

38' Cabeceamento de Obraniak, para defesa fácil de Rui Patrício, que não tem sido mais que um espetador atento na primeira parte.

37' Remate de Cristiano Ronaldo, à entrada da grande área, ao lado do alvo. As coisas não estão a sair bem ao extremo português, depois de duas grandes exibições no play-off frente à Bósnia.

- A Grécia de Fernando Santos empata a um golo ao intervalo com a Bélgica, que tem Witsel e Defour em campo.

32' Fábio Coentrão, que se terá lesionado sozinho, está a ser alvo de muitas preocupações por parte do departamento médico da seleção.

30' João Moutinho e Cristiano Ronaldo tentaram, em simultâneo, o desvio acrobático após mais um bom cruzamento de Nani. Portugal ataca com muita facilidade pelo flanco direito, com João Pereira a subir muito.

28' Ataque rápido de Portugal, com Nani a tentar servir Ronaldo ao segundo poste, mas o guarda redes Szczesny voltou a anular o lance.

- Marc Janko, ponta de lança do FC Porto, fez o golo com que a Áustria vence a Finlândia ao intervalo. Witsel, Defour, Cristian Rodríguez, Maxi Pereira e Garay também estão campo esta noite.

25' O "tomahawk" de Ronaldo saiu mal e ao lado. O extremo português não está a ser muito participativo no ataque, muito por culpa da forte marcação polaca.

24' Pontapé livre bem ao jeito de Cristiano Ronaldo. Oportunidade para o capitão aparecer na partida...

22' Hugo Almeida está a ser o elemento mais apagado no ataque português, enquanto Nani está a ser o mais irrequieto. Raúl Meireles comanda todo o meio campo português, bem apoiado por Veloso e Moutinho, enquanto a dupla Bruno Alves-Pepe está imperial na defesa.

21' Substituição em Portugal. Saiu Coentrão e entrou Nélson.

20' Fábio Coentrão está lesionado. O lateral esquerdo cai no relvado e Paulo Bento deu ordem imediato para Nélson se preparar para entrar.

18' João Moutinho, na sequência de um pontapé de canto, atira um pouco ao lado.

17' Grande defesa de Szczesny! Remate forte de Nani, muito em jogo esta noite, para uma defesa apertada do guardião polaco.

16' Remate forte de João Pereira, para defesa de Szczesny

14' Depois de uma fase de total domínio português, a Polónia está a conseguir aproximar-se da baliza de Rui Patrício aos poucos.

11' A defesa da Polónia está a ter muitas dificuldades em travar os ataques portugueses. Raúl Meireles está a atuar muito solto no ataque.

8' Portugal está a ser claramente superior à Polónia, que fica à espreita do contra ataque. A equipa das quinas está a conseguir trocar bem a bola e meio campo e descobre Nani e Ronaldo com facilidade nas alas.

6' Remate forte de Hugo Almeida, à entrada da grande área, com a bola a passar ao lado.

4' Nani fica perto do golo! Raúl Meireles, no lugar do ponta de lança, assistiu Nani de cabeça e o extremo português disparou para uma boa defesa de Szczesny.

3' Cristiano Ronaldo é, como já é hábito, assobiado sempre que toca na bola.

1' Episódio curioso em Varsóvia: João Vieira Pinto, que se estreia como diretor da Federação Portuguesa de Futebol em jogo oficiais, tem sido muito solicitado pelos adeptos da Polónia. Alguns polacos, no entanto, pensavam que o ex-internacional português ia jogar esta noite.

- INÍCIO DO JOGO! Bola para a Polónia.

- Os adeptos no estádio cidade de Varsóvia cumprem o minuto de "silêncio" em memória de Jaime Graça.

- Portugal e Polónia, recorde-se, defrontaram-se duas vezes na fase de apuramento para o Euro 2008. A seleção nacional empatou em casa, 2-2, e perdeu 2-1 fora.

- Gesto curioso por parte dos adeptos polacos, que aplaudiram a seleção portuguesa enquanto se ouvia "A Portuguesa".

- Robert Lewandowski, goleador do Dortmund e o mais mediático dos jogadores polacos, não jogará esta noite, por não estar nas melhores condições físicas.

- O israelita Alon Yefet vai arbitrar a partida, que será disputada num relvado em perfeitas condições.

- O estádio nacional de Varsóvia, com capacidade para 58 500 adeptos, está praticamente cheio, com apenas cerca de uma centena de apoiantes portugueses.

- As atenções estarão especialmente centradas em Cristiano Ronaldo e Nani, que foram esta quarta feira considerados dois dos maiores "mergulhadores" do futebol europeu pelo Bleacher Report.

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Nani e Hugo Almeida.

POLÓNIA: Szczesny; Perquis, Piszczek, Wasilewski, Wawryzniak; Dudka, Polanski, Rybus, Kuba; Obraniak e Jelen.

A seleção portuguesa de futebol defronta esta quarta feira a congénere da Polónia, a partir das 19:45, num jogo de caráter particular, disputado em Varsóvia, de preparação para o Euro 2012.

Este será o primeiro jogo da equipa das "quinas" desde que garantiu a vaga no Europeu, após ter eliminado a Bósnia no play-off. Esta será a inauguração do estádio cidade de Varsóvia, palco do jogo inaugural do Europeu.

Paulo Bento optou por efetuar apenas uma alteração em relação à última partida, com a saída de Hélder Postiga para a entrada de Hugo Almeida. Expetativa, ainda, para ver se o jovem Nélson Oliveira se estreará com a camisola da seleção esta quarta feira.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG