Benfica-FC Porto, hoje no TAS

Ainda o acesso à Liga dos Campeões. SAD da Luz, em parceria com Guimarães, aposta no veto aos dragões.

A UEFA já avisou que é crucial a decisão que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) alinhará hoje - e anunciará muito provavelmente amanhã - para o desfecho deste Benfica-FC Porto jurídico, que encerra a luta pelo acesso à Liga dos Campeões num emaranhado de argumentos que remontam ao famoso processo Apito Final (pacote de decisões da Liga de Clubes no âmbito do Apito Dourado). Um "clássico" diferente: o Vitória de Guimarães segue alinhado nos argumentos da SAD da Luz.

O caso que tem marcado o defeso do futebol português chegou ao TAS depois da UEFA ter mantido o FC Porto na Liga dos Campeões, por considerar que não havendo decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol quanto ao recurso de Pinto da Costa (suspenso por dois anos pela Liga) o processo não estava fechado. A UEFA deixou um recado: poderia reabrir o processo para a temporada 2009/10. Mas Benfica e Vitória de Guimarães não se ficaram e pediram ao TAS para invalidar a decisão da UEFA.

Entretanto, o CJ decidiu a dois tempos: deferiu os recursos de Pinto da Costa (e do Boavista, por exemplo), mas horas depois proferiu sentença diversa - e indeferiu os argumentos de Pinto da Costa, mantendo as decisões da Comissão Disciplinar da Liga. Entretanto, o presidente do CJ Gonçalves Pereira e o vice-presidente Elísio Amorim tinham abandonado a reunião, confirmando a desunião do conselho. A FPF abriu um inquérito que será conduzido por Freitas do Amaral e que deverá estar concluído até 23 de Julho.

Hoje, em Lausana (Suíça), na sede do TAS, sairá uma decisão que só será conhecida amanhã e deve ajudar a definir melhor se o FC Porto mantém a vaga na Champions ou se esta toca a Guimarães e Benfica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG