Gripe suína:OMS pede activação de planos contra epidemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países-membros que activem os seus planos contra a epidemia da gripe suína, depois de ter elevado para cinco o nível de alerta pandémico da doença, o segundo mais grave.

"Todos os países devem imediatamente activar o seu plano de preparação", apelou a directora-geral da OMS, Margaret Chan, durante uma teleconferência na sede da organização, em Genebra, Suíça.

"Toda a Humanidade está sob a ameaça de uma pandemia", precisou a responsável, instando os governos, as indústrias farmacêuticas e a comunidade de negócios a unirem esforços e recursos contra a crise sanitária.

A OMS decidiu hoje à noite subir o nível de alerta pandémico de quatro para cinco, numa escala de seis, prevendo que a pandemia da gripe suína está "iminente".

De acordo com o manual de fases de alerta da Organização, o grau cinco é declarado quando existe transmissão de vírus entre pessoas, sem contacto directo, em pelo menos dois países.

Margaret Chan lembrou que "os vírus da gripe são conhecidos por serem imprevisíveis", acrescentando que a uma pandemia com o actual vírus da gripe suína pode ser com a doença "desde ligeira até muito grave".

A responsável máxima da OMS assinalou que uma pandemia será muito mais devastadora e grave nos países em desenvolvimento e com menos recursos.

OMS sobe para cinco o nível de alerta


A Organização Mundial de Saúde (OMS) subiu hoje para cinco o nível de alerta pandémico, o segundo mais grave de uma escala de seis, para responder à ameaça da gripe suína, segundo informa a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Nesta fase, "existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)", segundo a definição que consta do quadro das fases pandémicas, divulgado pela DGS.

Cabe à saúde pública "reforçar as acções de contenção ou retardamento da disseminação do vírus, de forma a evitar (possivelmente) a pandemia e ganhar tempo para implementar medidas de resposta à pandemia", lê-se no quadro da DGS.

Esta é a segunda subida do nível de alerta nesta semana. Na segunda-feira, a OMS subiu o nível de alerta da fase três para quatro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG