Gripe Suína: Espanha investiga três casos

Equipa de médicos foi instalada no aeroporto de Barajas, em Madrid, e Ministério da Saúde pediu listas de passageiros que tenham regressado recentemente do México.

A ministra de Saúde española anunciou hoje que há três casos suspeitos de gripe suína em Espanha. Trata-se de três pessoas que voltaram do México nos últimos dias com sintomas de gripe.

Trinidad Jiménez disse que não há ainda confirmação de que sejam exactamente casos de gripe suína, mas que os serviços de saúde estão a investigar essa hipótese, uma vez que as pessoas em causa voltaram de uma das zonas afectadas pelo gripe, noticiaram o El Mundo e o El País.

Aos três pacientes foi-lhes aplicado o protocolo de prevenção da gripe suína, embora nenhum deles apresente sintomas de muita gravidade, segundo a ministra da Saúde. Um deles encontra-se em Almansa, Albacete, outro em Bilbao e outro em Valência.

O primeiro caso foi detectado à meia-noite, o segundo na madrugada e o terceiro hoje de manhã. Jimenez disse que as próximas 48 horas serão cruciais para obter uma confirmação de que se trata ou não de gripe suína.

A governante espanhola precisou que as três pessoas que apresentaram sintomas chegaram a Espanha provenientes do México há três dias.

A ministra precisou ainda que solicitou já listas de passageiros que tenham vindo do México no sentido de estes serem contactados. Além disso, precisou que o director-geral de Saúde Pública, Ildefonso Hernández, activou no aeroporto de Barajas, em Madrid, o protocolo de prevenção, com a presença de uma equipa de médicos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG