Salada de mexilhão e toucinho. Receita do chef João Sá

Esta semana a receita criada pelo chef João Sá para os leitores do Diário de Notícias é uma salada de mexilhão e toucinho com azeite de ervas. Fácil de replicar em casa.

João Sá tem no seu curriculum a passagem por uma série de restaurantes que influenciaram a sua forma de cozinhar. Desde a Bica do Sapato, com o chef Fausto Airoli, aos meses que trabalhou em Madrid no Viridiana, restaurante com uma estrela Michelin.

Mais tarde trabalhou com Ljubomir Stanisic no 100 Maneiras e com o chef Nuno Mendes no restaurante Viajante, em Londres.

Em 2009 abriu o G-Spot onde ao longo de três anos não repetiu um único prato. E desde setembro de 2019 está em Lisboa, na rua dos Bacalhoeiros, onde abriu o seu restaurante Sála que já está mencionado no Guia Michelin 2020

A receita desta semana do chef João Sá para os leitores do Diário de Notícias é uma salada de mexilhão e toucinho com azeite de ervas, fácil de replicar em casa.

Ingredientes para a salada de mexilhão:

1 kg de mexilhão
1 dl de vinho branco
1 dente de alho
1 folha de Louro
1 colher de sopa de nata Azeda
1 dl de azeite
100 gramas de toucinho gordo
Oregãos em folha

Ingredientes para o azeite de ervas:

200 gramas de ervas aromáticas
3 dl de azeite
Folhas de espinafre
Pinhões torrados

Confeção:

Num tacho ao lume colocar o azeite, louro e alho, colocar os mexilhões quando o alho alourar.
Tapar e quando os mexilhões começarem a abrir, retirar um a um e reservar o caldo.
Tirar os mexilhões da casca.

Ao caldo adicionar a nata azeda e se necessário colocar um pouco de sumo de limão. Antes de empratar colocar as tiras de toucinho gordo no forno para derreter um pouco. Empratar os mexilhões, o molho e o toucinho, finalizando com os espinafres e os pinhões

Mais Notícias