Receita fácil de mousse de chocolate para fazer em casa

O chef Carlos Afonso, que lidera a cozinha do restaurante O Frade, em Lisboa, partilha a sua receita de mousse de chocolate.

O Frade está aberto desde abril de 2019, mesmo ao lado do antigo Museu dos Coches, e a poucos metros com a residência oficial do Presidente da República. Numa esquina o chef Carlos Afonso, em conjunto com o primo, Sérgio Frade, especialista na produção de vinhos da talha, decidiram trazer para Lisboa a tradição da comida alentejana.

O restaurante O Frade que pertencia aos seus avós existiu em Beja. Encerrou há 20 anos e agora os primos decidiram ressuscita-lo em Lisboa.

Antes, chef Carlos Afonso passou por vários restaurantes como o Marmoris (na altura do chef Alexandre Silva), Bica do Sapato, Azurmendi (o restaurante do chef Eneko Atxa com três estrelas, em Bilbao, Espanha) ou o Ocean (duas estrelas em Porches, Algarve, liderado por Hans Neuner).

Em exclusivo para os leitores do Diário de Noticias o chef partilha a sua receita de mousse de chocolate para fazer em casa:

Ingredientes:

5 ovos
0.150 gramas açúcar
0.30 gramas manteiga pico dos açores
0.200 gramas chocolate negro 70%

Em banho maria derreter a manteiga e o chocolate. Branquear as gemas com o açúcar, até ficar com um preparado leve e espumoso.

Levantar as claras (5) em castelo. Juntar o chocolate derretido ao preparado das gemas e misturar bem.

Envolver as claras em castelo de forma suave e leve. Reservar no frio 12 horas.

Servir, com frutos secos torrados a gosto e uma pitada de flor de sal.

Mais Notícias