Faça uma piza em casa. Receita do chef Tanka Sapkota

Esta sexta-feira, 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Piza. O chef Tanka Sapkota, especialista em gastronomia italiana, partilha a receita de uma piza margarida para comemorar o dia.

É um dos pratos mais conhecidos e mais apreciado em todo o mundo e que teve a sua origem na cidade italiana de Nápoles.

Uma das receitas mais fáceis de replicar em casa é da piza "margarida", criada naquela cidade por volta de 1889 e que segundo a cultura popular foi criada em honra da princesa Margarida de Saboia.

Em exclusivo para os leitores do Diário de Notícias, o chef napalês Tanka Sapkota, especialista em gastronomia italiana, dono de quatro restaurantes em Lisboa (Come Prima, o Forno d" Oro, o Il Mercato e a Casa Nepalesa) partilha a receita de uma piza Margarida.

Ingredientes para a massa da piza:

500 gramas de farinha branca
250 mililitros de água,
5 gramas de fermento,
20 gramas de óleo
10 gramas de sal para a massa.

Preparação da massa da piza:

Comece por dissolver o fermento num pouco de água à temperatura ambiente (o ideal será a 25 graus). Coloque a farinha num recipiente. Adicione a água aos poucos, tentando misturar bem os ingredientes gradualmente. Depois de colocar metade da água, adicione também o sal (que não deve entrar em contacto direto com o fermento, para evitar neutralizar sua ação).

Junte também a última parte da água, sempre gradualmente, e amasse até obter uma mistura homogénea. Agora é o momento de juntar o óleo, que também deve ser adicionado aos poucos. Vá amassando a massa entre 6 a 8 minutos, sem a puxar, mas dobrando-a sobre si mesma.

Mais dois passos: fermentar e cozinhar.

Depois de obter uma massa macia e suave, transfira-a para um recipiente, e cubra-a com um pano ou película transparente durante 45 minutos. Depois coloque no frigorífico durante 12 horas. Ao fim desse tempo, retire a massa do frigorífico, forme bolas e deixe crescer durante 3 a 4 horas. Neste ponto, a massa estará pronta para ser estendida.

Para a espalhar, não use um rolo, mas use as mãos, fazendo a massa girar, ou esmague-a para puxar na sua direção e depois afastá-la. Coloque ingredientes a seu gosto. A piza deve ser cozida em forno quente a 220 graus por cerca de 20 minutos.

Nota: Se quiser fermentar durante 24 h, 3 gramas de fermento será suficiente.

Receita do molho de tomate para a piza:

Ingredientes:
3 tomates maduros
Alhos com casca - a gosto
Azeite - a gosto
Manjericão - a gosto
Sal e pimenta preta q.b.

Num tacho, ferva água e coloque lá os três tomates, para lhes retirar a pele (pelá-los).

De seguida, corte o tomate em cubos pequenos, adicione num tacho azeite e alhos com a casca, e leve a refogar, em lume brando. Acrescente manjericão em farripas, sal grosso e pimenta preta q.b.

Deixe o molho ao lume 15 minutos, até engrossar um pouco, e quando estiver frio coloque o molho na piza (uma concha de sopa por pizza).

Leve a piza ao forno, e só a meio do tempo de cozedura (tempo total: 15 minutos) coloque o queijo e os demais ingredientes, para guardarem o seu sabor.

Mais Notícias