Receita de polvo no forno com tomate, alecrim e amêndoas. Pelo chef Vítor Sobral

Esta semana, o Diário de Noticias partilha uma receita de polvo no forno, tomate assado, alecrim e amêndoas torradas, da autoria do chef Vítor Sobral.

Defensor dos produtos portugueses, Vítor Sobral é hoje proprietário e responsável pelas cozinhas de vários restaurantes, como a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, para além das três padarias, também da Esquina, em três bairros de Lisboa. E mais recentemente juntou-se ao projeto Dom Roger, restaurante na Avenida da República, em Lisboa.

Sobral também tem um restaurante no Brasil, o Tasca da Esquina, aberto em São Paulo desde 2011, e que já foi eleito o melhor restaurante português no Brasil.

Sobral, de 53 anos, foi homenageado em 1999 como chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia, e em 2006 recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo.

Recentemente deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde falou da pandemia da covid-19 e da evolução da cozinha portuguesa.

Receita de polvo no forno, tomate assado, alecrim e amêndoas torradas para 10 pessoas.

Ingredientes:

Tentáculos de polvo cru - 3 kg
Azeite virgem extra - 1.5 dl
Toucinho entremeado - 250 gramas
Cebola picada - 450 gramas
Alho picado - 5 dentes
3 hastes de Alecrim fresco
Colorau - 1 colher de café
2 folhas de Louro
Pimenta de moínho - 1 colher de café

Ingredientes para a guarnição:

Tomate assado - 30 unidades
Batatas cozidas em azeite - 30 unidades
Amêndoa torrada - 50 gramas
Salsa picada - 1 colher de sopa

Confeção:

Coloque o polvo num tabuleiro e adicione a cebola, o alho, o toucinho, o alecrim, o colorau, o louro, a pimenta e por fim com 0.5 dl azeite. Tape, com folha de alumínio e leve ao forno quente a 150ºC durante 2h30.

Ao fim deste tempo destape, verifique a cosedura, com um palito, retire o polvo e reserve. Reduza o resultado do assado e emulsione com 1 dl de azeite. Reserve.

No momento de servir, core o polvo em azeite, guarneça com a emulsão, a batata, o tomate, as amêndoas e a salsa picada.

Mais Notícias