Receita de baos de frango e de cogumelos para fazer em casa

O chef Rui Santos partilha com os leitores do DN duas receitas de Baos - de frango e vegetariano - para fazer em casa

A comida oriental tem, nos últimos anos, ganho o entusiasmo entre os portugueses. Depois da vaga de restaurantes chineses que deram lugar a restaurantes de sushi, têm surgido restaurantes e chefs especializados em cozinha de outras regiões asiáticas.

O restaurante Mercantina, em Alvalade, que até aqui era especializado apenas em comida italiana, aposta agora também na comida oriental com o serviço de take away e delivery Take The Box com baos, dumplings e noodles, ere outros. Esta cozinha asiática, é agora da liderada pelo chef Rui Santos - que esteve anteriormente no restaurante Miss Jappa, liderado pela chef Anna Lins.

Em exclusivo para o Diário de Notícias, o chef partilha duas receitas do menú da Mercantina Take The Box de Alvalade para serem replicadas em casa. Dois tipos de Baos: um vegetariano e de frango. Fáceis de executar.

Bao de frango (para duas unidades de Bao)

Ingredientes para o Bao

- 2 Baos (podem facilmente serem comprados em lojas do Martim Moniz, em Lisboa)
- 60 gramas peito de frango
- 20 gramas couve pac choi (couve coração fatiado em alternativa)
- 4 rodelas pickles de pepino
- Molho tonkatsu
- 10 g amendoim sem sal triturado
- Azeite qb
- Sal qb

Confeção:

Aquecer previamente os Baos ao vapor. Se não tiver uma vaporeira, em alternativa, pode utilizar um tacho com uma grelha por cima, tapada com a respetiva tampa para o vapor circular.

Cortar o peito de frango em duas fatias, temperar com sal e fritar com pouco azeite. Cortar a couve em juliana (fina). Depois de os Baos estarem hidratados, abrir sem ragar a base e inserir o frango, a couve pac choi, os pickles e o molho tonkatsu. Por fim, polvilhar com os amendoins triturados.

Receita de Bao vegetariano (para duas unidades de Bao)

Ingredientes para o Bao

- 2 Baos
- 20 gramas beringela
- 45 gramas de cogumelos shitaki frescos
- 4 rodelas pickles de pepino
- 20 gramas cenoura
- 10 gramas rúcula
- 50 ml molho de sésamo
- sal qb

Confeção:

Aquecer previamente os Baos ao vapor. Se não tiver uma vaporeira, em alternativa, pode utilizar um tacho com uma grelha por cima, tapada com a respetiva tampa para o vapor circular.

Ralar a cenoura. Fatiar e grelhar, com uma pitada de sal, os cogumelos e a beringela. Depois de os Baos estarem hidratados, abrir sem ragar a base e inserir a beringela, os cogumelos, os pickles de pepino, a cenoura, a rúcula e por fim o molho de sésamo.

Ingredientes para o molho de sésamo:

- 50 gramas de sementes de sésamo branco
- 50 ml de molho de soja
- 25 g açúcar
- 50 ml sumo de laranja
- 50 ml água

Juntar tudo e triturar bem até ficar uma pasta.

Mais Notícias