Pão de ló com sorvete. A receita do chef João Sá para os dias mais quentes

Esta semana o chef João Sá elaborou uma receita doce. Uma pão de ló com sorvete para replicar em casa.

João Sá tem no seu curriculum a passagem por uma série de restaurantes que influenciaram a sua forma de cozinhar. Desde a Bica do Sapato, com o chef Fausto Airoli, aos meses que trabalhou em Madrid no Viridiana, restaurante com uma estrela Michelin.

Mais tarde trabalhou com Ljubomir Stanisic no 100 Maneiras e com o chef Nuno Mendes no restaurante Viajante, em Londres.

Em 2009 abriu o G-Spot onde ao longo de três anos não repetiu um único prato. E desde setembro de 2019 está em Lisboa, na rua dos Bacalhoeiros, onde abriu o seu restaurante Sála que já está mencionado no Guia Michelin 2020

A receita desta semana do chef João Sá para os leitores do Diário de Notícias é uma sobremesa: Pão de ló com sorvete de alperce e gengibre.

Pão de ló com sorvete de alperce e gengibre:

Ingredientes para o pão de ló

11 gemas
2 ovos
Pitada de sal
200 gramas de açúcar
80 gramas de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento químico
Manteiga para untar a forma

Bater os ovos, gemas, açúcar e sal na batedeira uns bons 15min. Incorporar a farinha peneirada muito lentamente.

Untar as formas e colocar o pão de ló Dependendo do tamanho que pretende pode levar de 10 a 20min a assar, vá verificando quando tiver uma crosta e ainda estiver mole por dentro pode retirar.

Ingredientes para o sorvete

247 gramas água
159 gramas de açúcar
10 gramas de estabilizante de gelados (Pode trocar por gelatina em pó)
400 gramas de polpa de alperce
10 gramas de gengibre fresco

Colocar todos os ingredientes ao lume até derreter o açúcar. Triturar com varinha mágica e colocar na maquina de gelados - se não tiver máquina de gelados colocar no congelador num recipiente fundo e triturar com a varinha magica a cada 20 minutos até ficar com consistência cremosa.

Mais Notícias