Choco com cogumelos, favas e chouriço. Receita do chef Vítor Sobral

Vítor Sobral é um dos chefs portugueses com maior reconhecimento quer em Portugal quer no estrangeiro. Defensor dos produtos portugueses é hoje proprietário e responsável pelas cozinhas de vários restaurantes, como a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e o Talho da Esquina, para além das três padarias, também da Esquina, em três bairros de Lisboa.

Além do seu restaurante no Brasil. O Tasca da Esquina, aberto em São Paulo desde 2011, já foi eleito o melhor restaurante português no Brasil.

O chef, de 53 anos, foi homenageado em 1999 como chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia, e em 2006, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo.

E, esta semana, para os leitores do Diário de Notícias, Vítor Sobral partilha uma receita de choco com cogumelos, favas e chouriço para cinco pessoas.

Ingredientes:

Choco limpo - 1 kg
Cravinho - 2 unidades
Cebola - 200 gramas
Louro - 1 unidade
Alho - 15 gramas
Pimenta preta q.b.
Azeite Extra virgem q.b.
Sal Marinho tradicional q.b.

Cogumelos Pleurotus - 250 gramas
Cogumelos Paris - 250 gramas
Cogumelos Shitaki - 250 gramas
Alho laminado- 20 gramas
Hortelã q.b.

Favas peladas - 200 gramas
Toucinho de porco preto em cubos - 50 gramas
Sumo de limão q.b.

Confeção:

Coza o choco em água aromatizada com os restantes ingredientes: cravinho, cebola, louro, alho, pimenta, sal e azeite. Depois reserve.

Sangre previamente os cogumelos no forno a 140 graus durante 10 minutos e reserve.

Aloure o toucinho em azeite, de seguida junte o choco já cozido até dourar, junte os cogumelos e por fim as favas. Perfume com hortelã.

Retifique os temperos. Antes de servir dê um golpe de sumo de limão.

Mais Notícias