Preços da luz vão descer 3,5% já em janeiro

Numa fatura média mensal de 45,10 euros, o preço vai descer 1,58 euros. Estas tarifas aplicam-se aos 1,15 milhões de consumidores do mercado regulado.

O preço da eletricidade vai mesmo baixar em 2019. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anunciou esta segunda-feira a decisão sobre as tarifas de energia elétrica no próximo ano. "Para os consumidores que ainda estejam no mercado regulado (ou tenham tarifa equiparada), cerca de 6% do consumo total, a variação das tarifas de venda a clientes finais em BTN [Baixa Tensão Normal] será de - 3,5%", refere o regulador em comunicado.

A ERSE detalha que "o impacte concreto das variações tarifárias na fatura dos clientes depende do respetivo segmento de consumo. A expressão nos orçamentos familiares da redução subjacente às tarifas transitórias de venda a clientes finais para 2019 é de 1,58 euros, numa fatura média mensal de 45,1 euros".

Já para os consumidores com tarifas sociais de venda a clientes finais, a ERSE refere que "beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais, de acordo com o estabelecido por despacho do membro do Governo responsável pela área da energia". Neste caso, o regulador prevê uma descida "na fatura média mensal de eletricidade de 13,67 euros, para uma fatura média mensal de 26,8 euros, valor que já integra a aplicação de um desconto social mensal de 13,67 euros".

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Mais Notícias